Documentos

Documentos com Citações as pessoas relacionadas a pesquisa genealógica dos Gomes Martins no Rio Grande do Sul e Minas Gerais

Na época da exploração do Ouro na região de Sumidouro, hoje Mariana, Minas Gerais:
 Detalhes da Pesquisa de Fabiano Gomes da Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde cita a localização e profissão de João Gomes Martins em 1741
 Detalhes dos Registros de Casamento de Maria da Apresentação em 1735 e 1740, em São Caetano do Rio do Carmo, em Minas Gerais

Detalhe do Registro de Batismo do Capitão Jozé Gomes Martins, constando o nome de seu padrinho José de Torres Quintanilha em 1746, em São Caetano do Rio do Carmo, atual, Mariana, MG.
Detalhe de livro que cita o minerador José de Torres Quintanilha como benfeitor da Igreja em 1750, em Minas Gerais, Brasil

***&&&***

Na época da Promoção à Capitão de Ordenanças:




Requerimento de José Gomes Martins à Rainha Dona Maria I em 1784, pedindo a Promoção à Capitão de Ordenanças.

***&&&***

Na época da Freguesia de Campanha, MG
 Citação ao nome do José Gomes Martins, este casado com Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, em Minas Gerais, como sendo também Agricultor

Fonte: Anuário Genealógico Brasileiro, vol. 5. pag. 234


Citação ao Capitão José Gomes Martins, em registro de casamento com Joaquina Maria Rodrigues da Silveira em 10 de agosto de 1789, em Campanha, Minas Gerais, Brasil

Fonte: Projeto Compartilhar - Família Meirelles Freire
Link: http://www.projetocompartilhar.org/Familia/MeirellesFreire.htm



Citação ao Capitão José Gomes Martins, em registro de batizado da sua sobrinha, filha de Escolástica, que é irmã de Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, em Campanha, Minas Gerais, Brasil no ano de 1803.

Fonte: Projeto Compartilhar - Família Henrique Cardoso Leal

Citação ao Capittam Joze Gomes Martins, em registro de batizado de sua sobrinha, filha de Adriana, irmã de Joaquina Maria, em Campanha, Minas Gerais, Brasil em 1795.

Fonte: Projeto Compartilhar - Família Lamim


***&&&***

Na época de Fundação da Vila de Campanha, em Minas Gerais, Brasil:

 Ato de Criação da Vila da Campanha da Princeza em 26 de dezembro de 1799
 Assinatura neste documento de Fundação da Vila de Campanha da Princeza em 1799
 Ato de Levantamento do Pelourinho da Vila de Campanha da Princeza em 1799
 Assinatura neste documento de Levantamento do Pelourinho de Campanha em 1799
 Página 505 da Revista do Arquivo Público Mineiro
"Suplência de vereador em 1800"


***&&&***

Citação ao Capitão José Gomes Martins, em processo onde era testemunha, em Minas Gerais, no ano de 1808. Confirma neste documento que foi batizado em São Caetano, Mariana e que era morador aos 60 anos em São Gonçalo. 

Fonte: Projeto Compartilhar


***&&&***

Na época da Sesmaria de Nossa Senhora do Carmo:
Citação ao nome de Manoel Jose de Alencastro, que recebeu em 1790, a Sesmaria Nossa Senhora do Carmo de Dom Luis de Vasconcelos, vice-Rei do Brasil Império.

Fonte: site da Prefeitura de Tapes

***&&&***
Citação do nome de Manoel Jose de Alencastro em outra publicação, onde cita que a doação ocorreu por Dom João VI em 1817 (?).

Fonte: site do IBGE

***&&&***


Guerra do Paraguai:

Citação ao nome do Major de estado-maior de 2ª classe Manoel José de Alencastro em Boletim enviado ao Comando do Exército na Guerra do Paraguai no ano de 1867.

Fonte: Annais do Senado no Império


***&&&***


Citação ao nome do Ten. Cel. Manoel José de Alencastro, em Biografia e Fotografia no Jornal Sentinela do Sul, Porto Alegre,08 de dezembro de 1867 Ano 1 nº 23.

Fonte:

***&&&***

Citação aos Mártires da Pátria, com lista de praças e oficias mortos na Guerra do Paraguai em 1868, com o nome do Tenente-Coronel Manoel José de Alencastro na lista.

Fonte: Annais do Senado no Império

***&&&***


Citação ao nome do Ten.Cel. Manoel José de Alencastro, sobre os motivos de sua morte.

Fonte: Annais do Senado no Império

***&&&***

Relatório enviado pelo General Manoel Luiz Osório, em favor das viúvas dos oficiais tombados entre 1867-69, entre estas, Manoela Tomásia da Silveira, esposa do Ten.Cel. Manoel José de Alencastro morto na Guerra do Paraguai.

Fonte: Annais do Senado no Império


***&&&***

 Decreto autorizando pensão à viúva do major, promovido a Tenente Coronel por morte na Guerra do Paraguai, Manoel José de Alencastro, neto, filho de Ignácio de Alencastro; neto de Manoel José de Alencastro, casado com Maria de Azambuja Barbosa.

Fonte: Anais do Senado no Império - 1889

***&&&***

Decreto autorizando pensão à viúva do major, promovido a Tenente Coronel por morte na Guerra do Paraguay, Manoel José de Alencastro, neto, filho de Ignácio de Alencastro, neto de Manoel José de Alencastro, casado com Maria de Azambuja Barbosa.

Fonte: Annais do Senado no Império - 1889

***&&&***

Fonte: Projeto Compartilhar

Fonte: 



***&&&***

Freguesia N. Srª das Dores de Camaquam, RS:

(indexar registros)

***



***
2017 - 2018 © Direitos de Cópia Reservadas – MARTINS, Júlio César Wandam (Desde que citada a fonte, poderá ser utilizada para finalidade de estudos genealógicos sem fins lucrativos por parte de seus utilizadores.)

Colaboradores e co-autores:
Dilon Cezar GOMES MARTINS, Cláudia Araújo MARTINS, João Batista GARCIA Araújo, Guacira Raphaelli MARTINS, Andréa Terezinha MARTINS ROMANO Dias, Julio da Veiga MARTINS,  Dulce da Graça Ferreira MARTINS, Maria Loecy Dias GOMES, Maria Odete Dias MARTINS, Araguez Cassel de ALENCASTRO, Fúlvio da Veiga MARTINS, Maura Maria GOMES MARTINS, Romalina de Ávila MARTINS, Juliana MARTINS, entre outros.

>>> Última Atualização em 31/03/2018 - 13:03

Nenhum comentário:

Postar um comentário