Registros Batizados

Documentos/Registros coletados nos arquivos e microfilmes dos Livros de Batismos da Ilha de São Miguel, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, organizados e indexados pelo Family Search e pelo Centro de Conhecimento dos Açores - CCA, como segue abaixo as imagens.

Registros na Ilha de São Miguel

Registros de Batismo dos filhos de Sebastião Dias, natural da Freguesia de Santa Clara, Ponta Delgada e Maria Martins, natural da Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal:
Anna = 22 de março de 1620
Manoel = 11 de fevereiro de 1622
Maria = 25 de março de 1623
Catarina = 24 de novembro de 1630
João = 5 de maio de 1633
 Matheus = 20 de fevereiro de 1635
Margarida = 11 de maio de 1636
Miguel = 27 de setembro de 1637

Domingos = documento ainda não encontrado

***

Registros de Batismo dos filhos de Domingos Martins, natural da Freguesia de São José, Ponta Delgada e Maria Branca Rodrigues, da Freguesia de São José, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal:

Manuel = 4 de agosto de 1652
Isabel = 1º de julho de 1655
Manuel = 19 de março de 1658
Maria = 19 de julho de 1661
Antonio = 24 de outubro de 1665

***

Registro de Batismo de Izabel Rodrigues Gomes, esposa de Antonio Martins Bertão:
Registro de Batismo de Izabel Rodrigues Gomes, nascida em 20 de outubro de 1668 em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
Registro de Batismo de Catharina, filha de Pedro Afonso e de Isabel Rodrigues. Catharina é mãe de Izabel Rodrigues Gomes, do assento anterior.

Registro de Batismo de Domingos, filho de Pedro Afonso e de Isabel Rodrigues. Domingos é tio pelo lado materno de Izabel Rodrigues Gomes, do assento anterior.

***
Registros de Batismos dos irmãos de Izabel Rodrigues Gomes, filhos de Manoel Gomes e Catharina Rodrigues:
Manuel = 12 de outubro de 1661
Amaro = 22 de janeiro de 1664
Filipe = 26 de julho de 1666
Thomé = 18 de novembro de 1674
Pedro = 5 de julho de 1677

***
Registros de Batismos dos filhos de Antonio Martins Bertão, nascido em 1665, na Freguesia de São José, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel e de Izabel Rodrigues Gomes, nascida em 1668, natural da Freguesia de São José, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal:
Maria = 13 de março de 1690
Sebastiana = 14 de janeiro de 1697
Manuel = 21 de dezembro de 1700
Josefa = 9 de fevereiro de 1705
Joam = 1º de dezembro de 1706
José = 13 de abril de 1712
Josepha = 26 de janeiro de 1714
Batismo de João Gomes Martins, o que imigrou ao Brasil, nascido em 16 de junho de 1709 e batizado em 23 de junho de 1709, filho de Antonio Martins Bertão, nascido em 1665, na Freguesia de São José, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel e de Izabel Rodrigues Gomes, nascida em 1668, natural da Freguesia de São José, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.

***
Registros de Minas Gerais:
Batismo de Jozé Martins, em 1746, filho de João Gomes Martins e Maria da Apresentação, natural de São Caetano, em Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Maria Gomes, em 1749, filha de João Gomes Martins e Maria da Apresentação, natural e batizada em Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Francisco Gomes, em 1750, filho de João Gomes Martins e Maria da Apresentação, natural de São Ceatano, Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Maria Martins, em 1751, filha de João Gomes Martins e Maria da Apresentação, natural e batizada em Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Anna Martins, em 05 de maio de 1754, filha de João Gomes Martins e Maria da Apresentação, natural de Mariana, Minas Gerais, Brasil.
"Aos sinco de mayo de mil sette centos e sicoenta e quatro baptizei solennemente nesta Catedral de Mariana e puz os santos oléos á Anna filha legitima de João Gomez Martins e de Maria da Apresentação, sendo ella neta paterna de Antonio Martinz Bartam e de Izabel Gomez naturais da Ilha de São Miguel e pella materna de Anna Batysta natural de Marianna."

***

Batismo de Joachinna Maria Afonço:
Documento de batismo de Joachinna Maria Afonço, ou Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, batizada em 23 de abril de 1775, em Campanha, Minas Gerais, Brasil.

Descendentes do Capitão Jozé Gomes Martins e Joaquina Maria Rodrigues da Silveira:
Batismo de Anna Martins, em 20 de janeiro de 1795, filha do Capitão Jozé Gomes Martins e de Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, nascida em Mariana, batizada na Capela de São Gonçalo, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Anna Martins, em 23 de janeiro de 1804, filha do Capitão Jozé Gomes Martins e de Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, nascida em Mariana, batizada na Capela de São Gonçalo, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Silvério Gomes Martins, em 15 de novembro de 1806, filho do Capitão Jozé Gomes Martins e Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, natural e batizado em Campanha, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Maximiliano Rodriguez Gomes Martins, em 24 de setembro de 1808, filho do Capitão Jozé Gomes Martins, e Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, natural e batizado em Campanha, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Joam Martins, nasceu em 1809, filho do Capitão Jozé Gomes Martins e Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, natural e batizado em Campanha, Minas Gerais, Brasil.
Batismo de Jozé Rodrigues Martins, nasceu em 28 de março de 1815, filho do Capitão Jozé Gomes Martins e Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, natural e batizado em Campanha, Minas Gerais, Brasil.

***

Registros no Rio Grande do Sul:


Registro de Batismo de Maria da Luz de Menezes, filha do Capitão Francisco Xavier de Azambuja e de Rita de Menezes, sendo ela neta materna de Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos, o Sesmeiro de Sant'Anna, em Triunfo, RS, Brasil.

Registro de Batismo de Manoel José de Alencastro Filho, nascido em Triunfo, RS, filho de Manoel Jozé de Alencastro e de Maria da Luz de Menezes.

***

Batismos dos Filhos de José Gomes Martins e Maria Elena Gomes Garcia:


Batismo de Amélia Gomes Martins e de José Gomes Martins Neto, ambos filhos de José Gomes Martins e de Maria Elena Gomes Garcia, naturais de Minas Gerais pelo lado paterno e de Triunfo, RS, Brasil pelo lado materno.
Batismo de Francisca Gomes Martins, filha de José Gomes Martins e de Maria Elena Gomes Garcia, naturais de Tapes, RS, Brasil
Batismo de João Gomes Martins, filho de José Gomes Martins e de Maria Elena Gomes Garcia, naturais de Tapes, RS, Brasil.

Registros no Rio Grande do Sul:
Netos de José Gomes Martins e de Maria Elena Gomes Garcia:
José Gomes Martins, sobrinho, filho de Francisco Gomes Martins e Maria Rita de Alencastro, naturais de Tapes, RS, Brasil.
Batismos de Anna Victória Gomes Martins, filha de José Gomes Martins Neto e de Anna Isabel Garcia Martins e de Anna Francisca Gomes Martins, filha de Francisco Gomes Martins e Maria Rita de Alencastro, naturais de Tapes, RS, Brasil.
Batismo de Augusto Gomes Martins, filho de Octaviano Gomes Martins e de Marieta Oliveira César, e de César Augusto Gomes Martins, filho de Francisco Gomes Martins e Maria Rita de Alencastro, naturais de Tapes, RS, Brasil.
Observação: consta também nesta página registro de padrinho como sendo Francisco Gomes Martins e Maria Rita de Alencastro Martins.
Batismos de Boaventura Gomes Martins, filho de Francisco Gomes Martins e Maria Rita de Alencastro, de Maria Helena Gomes Garcia, filha de José Gomes Martins Neto e de Anna Isabel Garcia Martins, e de Manoel Gomes Martins, filho de João Baptista Gomes Martins e de Jerônima Antônia de Alencastro, naturais de Tapes, RS, Brasil
Batismos de Coriolano César Gomes Martins, e de Gabriela Gomes Martins, ambos filhos de José Gomes Martins e de Anna Isabel Garcia Martins, naturais de Tapes, RS, Brasil
Batismos de Joaquina Gomes Martins, filha de Francisco Gomes Martins e Maria Rita de Alencastro,e de Josephino Gomes Martins, filho de Manoel Baptista Gomes Martins e Maria Amélia Gomes Martins, naturais de Tapes, RS, Brasil
Batismo de José Augusto Gomes Martins, filho de Damazo Gomes Martins e Jerônima de Quadros Martins, naturais de Tapes, RS, Brasil
Batismos de Octávio Gomes Martins, filho de João Baptista Gomes Martins e de Jerônima Antônia de Alencastro Martins, e de Manoel José Gomes Martins, filho de Manoel Baptista Gomes Martins e de Maria Amélia Gomes Martins.
Observação: Consta também nestas páginas o registro de padrinhos para Octávio, sendo estes Damazo Gomes Martins e Jerônima de Quadros Martins, e de Manoel José, como sendo César Augusto D'Alencastro (possível César Augusto Gomes Martins), e de Maria Rita de Alencastro Martins (esta mãe de César Augusto).
Batismos de Pedro Gomes Martins, filho de Manoel Baptista Gomes Martins e de Maria Amélia Gomes Garcia, e de Octaviano Gomes Martins, filho de João Baptista Gomes Martins e de Jerônima Antônia de Alencastro Martins, naturais de Tapes, RS, Brasil
Batismo de Mario Gomes Martins, em 1900, filho de Manoel Baptista Gomes Martins e de Maria Amélia Gomes Garcia, natural de Camaquã, RS, Brasil.
Observação: No registro consta como padrinhos, o José Gomes Martins, sobrinho e Maria Rita Gomes Martins, ambos filhos de Francisco Gomes Martins e Maria Rita de Alencastro Martins
Registro de Batismo de Josefa Gomes Martins, em 1888, filha de Manoel Baptista Gomes Martins e de Maria Amélia Gomes Garcia, natural de Tapes, RS, Brasil.
Observação: No registro consta como padrinhos, Manoel Francisco Garcia (o filho) e Maria Helena Gomes Garcia com procuração de Jerônima Antônia de Alencastro.

Outros registros encontrados de parentes na árvore genealógica do autor:

Registro de Batismo de Maria Rita de Alencastro, em 7 de fevereiro de 1854, nascida em 3 de agosto de 1853, em Santa Anna do Rio dos Sinos, atual Novo Hamburgo, RS, Brasil (Maria Rita: Bisavó paterna - Antonio Marcos e Joaquina Leite: trisavós paternos)
Batismo de Fortunata da Silva Carneiro, em 1851, filha de Fortunato da Silva Neves Carneiro e de Silvana Pereira da Silva Neves Carneiro, naturais de Porto Alegre e Triunfo, RS, Brasil (Fortunata: bisavó paterna - Fortunato e Silvana: trisavós paternos)
Batismo de Flordalina da Silva Pires, em 1897, nasceu em 1885, filha de Francisco José Pires e de Fortunata da Silva Neves Carneiro, natural de Camaquã, RS, Brasil (Flordalina: avó paterna - Francisco e Fortunata: bisavós paternos)


***

2017 © Direitos de Cópia Reservadas – MARTINS, Júlio César Wandam (Desde que citada a fonte, poderá ser utilizada para finalidade de estudos genealógicos sem fins lucrativos por parte de seus utilizadores.)

Colaboradores e co-autores:
Dilon Cezar GOMES MARTINS, Cláudia Araújo MARTINS, João Batista GARCIA Araújo, Guacira Raphaelli MARTINS, Andréa Terezinha MARTINS ROMANO Dias, Julio da Veiga MARTINS,  Dulce da Graça Ferreira MARTINS, Maria Loecy Dias GOMES, Maria Odete Dias MARTINS, Araguez Cassel de ALENCASTRO, Fúlvio da Veiga MARTINS, Maura Maria GOMES MARTINS, Romalina de Ávila MARTINS, Juliana MARTINS, Jaqueline Duarte MARTINS,  Margaret VICENTE (Canadá), entre outros.


>>> Última atualização em 07/01/2019 - 14:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário